Saúde

Grande ação de oftalmologia realiza exames específicos e gratuitos através de parceria com município Publicada em 11/10/2017 12:00:51

Grande ação de oftalmologia realiza exames específicos e gratuitos através de parceria com município

 
São Pedro da Água Branca - MA
 
A Secretaria de Estado de Saúde em parceria com o Hospital da Visão do Maranhão e a Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca promoveram na manhã deste sábado, dia 07/10, Mutirão de OFTALMOLOGIA para diagnóstico e tratamento do GLAUCOMA. Cerca de 200 pessoas foram atendidas no Posto de Saúde Maria Diva, local onde aconteceu a campanha.
Consultas médicas e exames específicos foram realizados, gratuitamente, em homens e mulheres. Os pacientes diagnosticados com catarata e glaucoma serão encaminhados para cirurgia e tratamento especializado.
 
O glaucoma é uma doença ocular causada pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico comprometendo a visão e que na falta de tratamento adequado, pode levar à cegueira. No geral a doença atinge pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomática. Já a catarata, caracteriza-se pela formação de visão nublada, como se olhasse por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler e dirigir um carro e progredir até prejudicar completamente a visão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira mundo.
A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca está fazendo a sua parte, a prevenção é vital para combater a doença: “Por ser uma doença silenciosa, é importante que o paciente faça exames de rotina constantes para uma possível detecção. Se o glaucoma for diagnosticado e tratado de forma correta no início, as chances de controle são maiores, minimizando os riscos a visão”, disse Gilvan Alves, Secretário Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca.
 

 

“Agradecemos aqui ao apoio do Prefeito Pelezinho, a Equipe da Regional de Saúde de Açailândia, ao Governo do Estado do Maranhão, a Equipe do Hospital da Visão do Maranhão, a Equipe do SAMU de São Pedro da Água Branca na pessoa da Coordenadora do SAMU, Arlete Saldanha, a Coordenadora da Atenção Básica, Ducinéa Cardoso, a recepcionista do Posto de Saúde Maria Diva, Glorinha, e ao secretário auxiliar do Secretário Municipal de Saúde, Jeovan Alves Pereira”, conclui Gilvan Alves.
 
Informações: Secretaria Municipal de Saúde - www.ofolheto10.blogspot.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!