SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA CONTRA POLIOMIELITE!

Secretaria de Saúde realizará Campanha de Vacinação contra Pólio no próximo dia 07 de junho.

A Secretaria Municipal de Saúde, sob a gestão da Secretária Olga Santos, realizará Campanha Municipal de Vacinação contra Poliomielite em crianças menores de 5 anos de idade.

A Campanha será realizada no dia 07 de junho de 2024, em todos os postos de saúde da cidade e na Praça Municipal, que mobilizará todos os profissionais de saúde para atendimento eficaz do público-alvo.

A vacinação é a única forma de prevenção da doença!

Sobre a Poliomielite (paralisia infantil), vale relembrar que ela é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.

Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. A doença permanece endêmica em dois países: Afeganistão e Paquistão, com registro de 05 casos em 2021. Nenhum caso confirmado nas Américas. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.

O Ministério da Saúde divulgou relatório onde demonstra que a cobertura vacinal da poliomielite vem apresentando resultados abaixo da meta de 95% desde 2016.

A Secretária Olga Santos reafirma a importância desta campanha e da necessidade da adesão dos pais para que levem seus filhos e previnam suas crianças contra esta doença.

Vacinem as crianças, para que elas não sofram com as sequelas de doenças que podem ser evitadas.

• 04/06/2024
  • CGM